31 janeiro 2011

Beneficiamento de Tecidos

Após terminada a tecelagem, o tecido passa por vários tratamentos que visam modificar sua aparência, qualidade ou maleabilidade, retirando impurezas como as ceras utilizadas nos fios para que deslizem bem nos teares, etc.

Chamuscagem - o tecido passa por chamas, queimando sujeiras e pequenas fibras soltas.

Desengomagem - o tecido passa por água quente ou vapor, ou por enzimas específicas de acordo com o tipo de goma que fora utilizado nos fios.

Purga - Aplicação de um detergente e de um emulgador (não me perguntem o que é isso!) em meio alcalino. Esse processo (também conhecido como cozinhamento), visa eliminar as gorduras, ceras, resinas ou parafinas e óleos.

Alvejamento - Aplicação de produtos químicos alvejantes como Peróxido de hidrogênio, Hipoclorito de sódio ou clorito de sódio, seguida de lavagem.

Branqueamento óptico -  Mesmo após o alvejamento, o tecido tem tendência a refletir uma coloração amarelada. Através deste processo, aplica-se um produto (a quente) que reflita raios azulados e avioletados que combatem o tom amarelado dando a impressão de um branco mais branco.

Mercerização -  Processo criado por John Mercer em 1848. Aplica-se (a frio) soda cáustica concentrada e hidróxido de sódio sobre o tecido de algodão sob tensão.  Em seguida, o tecido precisa ser lavado eneutralizado através de um banho de ácido, sempre sob tensão, evitando irritação no toque à pele.   Este processo faz com que as fibras inchem, diminuindo os espaços entre os fios, dando ao tecido uma aparência mais lustrosa e um toque mais macio.

Flanelar - O tecido é construído com fios mais grossos passando em uma de suas faces, esses fios sofrem a ação de atrito de guarnições em movimento levantando suas fibras, dando um toque de pelúcia.

Navalhar: Usado especialmente em tecido de felpa (atoalhados), em que navalhas passam tocando o tecido, cortando a felpa.

Lixar: O tecido passa em contato em cilindros giratórios em alta velocidade recobertos com lixa, criando no tecido um aspecto de toque chamado ‘pele de pêssego’.

Ramagem - Processo em que os tecidos são presos somente pelas ourelas (laterais) e passam por uma estufa para secagem e/ou termofixação, sem sofrer nenhum contato em suas faces. É realizado em tecidos de fibras sintéticas, fazendo que os fios se estabilizem, fixando a largura e gramatura do tecido.

Sanforização -  Processo de encolhimento mecânico do tecido no sentido do urdume (comprimento). Durante a tecelagem, os fios do urdume estão esticados, tensionados.  Posteriormente, se a roupa confeccionada com este tecido for submetida à lavagem caseira, tenderá a encolher muito.  Para evitar este problema, o tecido deve ser encolhido antes de ser utilizado.  Às vezes, 100 metros podem se tornar 85 metros, motivo porque alguns produtores reagem ao processo.  (Eu, por via das dúvidas, molho qualquer tecido que compre antes de usá-lo).

Calandragem - Processo em que o tecido passa entre cilindros sendo espremidos com alta pressão e com alta temperatura, achatando a sua superfície.  Resultando em um tecido com maior brilho e melhor toque.

2 comentários:

  1. Uma pergunta por favor !!

    O Branqueamento óptico pode ser feito em tecido misto de polyester e algodão ?

    Obrigada

    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera querida, eu não sei, mas imagino que sim. Nunca havia ouvido falar desses termos antes de fazer essa pesquisa. Como eu disse na descrição do blog, uso o blog como um caderno de anotações do que vou encontrando de informação...
      Pesquisando no Google, vi textos falando sobre fibras sintéticas e também de algodão, mas não sei se o processo de um pode ser aplicado sobre o outro, o que complicaria no caso de um tecido misto... mas, realmente, não sei.
      As informações básicas, que resumi aqui, podem ser encontradas na Wikipédia ou no livro TECIDOS -: HISTORIA, TRAMAS, TIPOS E USOS de Dinah Bueno Pezzolo. Mas, em nenhuma das duas fontes há menção a tecidos mistos.
      Beijos,

      Excluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...