28 janeiro 2011

Tecidos (2)

Ligamentos
A quantidade de fios do urdume pelos quais passa a trama determina o tipo do ligamento:

Tela - o mais simples e intuitivo, ou seja, a trama passa por cima de um fio e por baixo do seguinte e, assim, sucessivamente. Também conhecido como ligamento Tafetá.  O produto final tem superfície plana e regular.




Sarja - a trama passa por cima de um fio do urdume e por baixo de 2, sendo que a cada carreira, desloca-se um fio, criando uma textura diagonal, bem característica dos jeans.
Pode-se tecer de forma a espelhar as diagonais, gerando um zigue-zaque, efeito conhecido como espinha de peixe.
O tecido resultante é mais maleável que os de tela, facilitando a moldagem, e amarrota menos.


Cetim - é o nome do ligamento, que acabou sendo confundido com um dos tecidos feitos desta forma.  A trama é similar à sarja, só que em repetições de cinco a doze fios de urdume e de trama, o que faz com que a diagonal não seja claramente visível.  Esse ligamento produz um tecido maleável, com superfície lisa e brilhante.


Jacquard - tipo especial de ligamento, segundo formas complexas de entrelaçamento da trama com o urdume, de forma a produzir desenhos e texturas.



Malha - É uma exceção à regra, já que não há um entrelaçamento de dois fios, mas de apenas um fio, através de laçadas, como no tricô.






Torção

Como já vimos na parte sobre os fios, estes podem ser torcidos em duas direções distintas, condição que afeta também a tecelagem.  Ora, independentemente do ligamento utilizado, o entrelaçamento da trama com o urdume se faz em um ângulo de 90o.  Quanto mais próximos ficarem os fios, mais compacto o tecido e melhor sua qualidade.
Assim, se os fios da trama e do urdume houverem sido torcidos segundo o mesmo padrão (os dois em S ou os dois em Z), menor o espaço entre eles.

No entanto, podem ser utilizados fios com torções distintas para obter efeitos especiais de textura, como no crepe.

Ver também (http://textileindustry.ning.com/group/desenvolvimentoprodutotxtil/forum/topics/brins-sarjas e http://tecelagem-artesanal.blogspot.com/2007/11/tapetes-e-passadeiras-finlandesas.html)

[continua...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...