07 janeiro 2011

Fibras (2)

Fibras Químicas
Normalmente classificadas como Artificiais ou Sintéticas
São criadas por extrusão, ou seja, a matéria líquida é prensada através de um recipiente com furos, sendo os fios imediatamente solidificados   (Para quem sabe cozinhar, o processo é parecido com a forma de fazer fios de ovos).


Fibras Artificiais:
Fibras formadas por processos químicos a partir de materiais da natureza que, originalmente, não são encontrados na forma de fibras, como, por exemplo, a celulose.
São exemplos:  Acetato, modal, raiom, tencel, viscose.

Fibras Sintéticas:
Fibras formadas a partir da nafta petroquímica, como o poliéster e a poliamida (e, consequentemente, a microfibra) ou a partir do propeno, como as fibras acrílicas.


Nylon ou Poliéster?

NYLON ou POLIAMIDA - Primeira fibra sintética criada pelo homem nos anos 30. Se caracteriza pela resistência, brilho e elasticidade O produto resultante é de fácil lavagem, resiste ao amarrotamento, tem baixa absorção de umidade, toque agradável, e secagem rápida.  É mais sedoso e permite melhor transpiração que o poliéster.

POLIÉSTER: fibra derivada do petróleo, também com ótima resistência, baixo encolhimento, secagem rápida, sendo resistente ao amarrotamento e abrasão, baixa propagação de chamas.  É mais barata que a poliamida, mas tem como desvantagem a dificuldade no tingimento, que requer mais calor e tempo para a fixação da cor.

Maiores informações podem ser encontradas:
e na wikipedia, é claro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...