13 janeiro 2011

Fios

Como já vimos, à exceção da seda (que já é produzida pelo animal em um longo fio) e dos fios sintéticos, que são extrudados também em longos fios,  a maior parte das fibras naturais é formada de pequenos fiapos e, após serem limpas, devem ser torcidas para gerar os fios.

Durante muitos anos, esse processo era manual, feito pelas mulheres, como se vê das seguintes iluminuras em manuscritos da idade média.



O exemplo clássico da literatura mundial é o da "Bela Adormecida", que se feriu em uma "roca de fiar".

Hoje em dia, obviamente, a fiação é realizada por máquinas, gerando metros e metros de fio por segundo.


A torção pode ser feita em S ou Z, conforme o sentido da rotação que foi aplicada às fibras.
Para a maior parte dos mortais, esta informação pode parecer inútil, mas a forma de torção do fio altera o uso que o fio terá.  Quem já se aventurou a fazer tricô já deve ter tido a experiência de ver o fio se separar no meio do trabalho (porque estava sendo destorcido).

Normalmente os fios básicos são torcidos em Z, permitindo sua utilização na fabricação de fios compostos, torcidos em S.


Para a fabricação da linha de costura, no entanto, utiliza-se a forma inversa (o fio final é Z), já que a rotação aplicada pelas máquinas de costura ao fio lhe causaria danos se fosse ao contrário.


Antes da torção, as fibras podem ser penteadas ou não, o que afeta a qualidade do fio produzido:
Fio Cardado - é aquele cujas fibras não foram penteadas e, conseqüentemente, possui mais fibras curtas, tornando-o mais irregular, mais frágil e propiciando a formação de bolinhas.
Fio Penteado - a penteadeira retira as fibras mais curtas e impurezas, deixando somente o material de melhor qualidade, produzindo um fio melhor.  No entanto, como parte da matéria-prima não é aproveitada, o produto final é mais caro.

Na imagem, também da idade média, vê-se uma mulher (à direita) penteando os fios.

Em sua maior parte, as fibras, na sua forma natural, vêm em tons de bege, e os fios devem ser branqueados ou tingidos antes de enviados à tecelagem.
Eventualmente, os tecidos são tingidos após, mas o tingimento do fio garante melhor fixação da cor, motivo porque muitas vezes os tecidos são vendidos com o aviso (fio tinto), como propaganda de sua melhor qualidade.

Após a torção, os fios recebem diversos tratamentos químicos, para aumentar resistência, brilho e maciez, como, por exemplo:

Mercerização = O fio (ou tecido) de algodão é submetido a uma solução de soda cáustica a frio. Este acabamento aumenta o brilho do material e o torna mais encorpado e resistente.

Filamentos de metais também são transformados em fios.  Sua baixa resistência, no entanto, impõe que eles sejam tecidos juntamente com outros fios mais resistentes, ou sejam aplicados em detalhes, como linhas de bordado.
(A imagem veio do Museu Histórico Nacional-  Casaca de Oficial do Paço Imperial. Lã bordada com fios de ouro e de prata. Pertenceu ao Barão de Sorocaba.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...