20 janeiro 2011

Sansão e Dalila

Recentemente assisti ao filme de 1949 do diretor Cecil B de Mille com Victor Mature e Hedy Lamarr.
Veja o post do meu outro blog.

Como disse lá, o figurino foi assinado por Edith Head, responsável pelo assunto na Paramount, e que ganhou um dos seus oito Oscars com esse trabalho.
Fazer um figurino não é a mesma coisa que fazer roupas para uma pessoa.  É quase como uma fantasia, daí que a pessoa, embora esteja restrita a fatos da época da história ,  tem uma certa liberdade para exagerar nos enfeites.  E ela caprichou.

Hedy Lamarr já era linda sozinha, mas neste filme, com todos os paramentos necessários,  ficou deslumbrante.


Ela começa como a irmã mais nova da mocinha que era disputada por Sansão e um guerreiro filisteu.  A roupa, então, é simples.  Mas, como era Technicolor, obviamente colorida:









No casamento da irmã, tudo azul.
 

 




Quando vira a favorita do rei dos filisteus, o guarda-roupa fica mais luxuoso:
Lamê prateado e muitas, muitas jóias.




E Lamê dourado com vermelho e plumas:




















Fizeram uma roupa e um cenário para apenas alguns segundos de filme.  A cena é tão curta que foi difícil capturar:   Mas valeu a pena.  Este detalhe bordado no véu/capuz é ótimo.












Quando ela tem que seduzir Sansão, cinza grafite com estampa gráfica, brilhos e transparência...

 









Bom, nesta cena o figurino é pouco, só um bikini com um pequeno pareô.
Mas quem precisa de figurino com essas pernas e essa barriga?














Essa, na minha opinião é uma das roupas mais bonitas. A combinação das cores é perfeita.














Ao recolher o pagamento pela traição, usa um vestido estampado com detalhes dourados:








Logo em seguida, ao receber a notícia de que cegaram Sansão, e que ele está empurrando uma roda de moinho,  coloca uma capa nos ombros e vai vê-lo. 


A capa tem um belo detalhe no decote, que fica parecendo um colar:











Atormentada pela lembrança de Sansão, sonha com ele, em um vestido branco com mangas fendidas e acinturado por faixas azul e rosa:











Na cena em que, arrependida, procura Sansão, usa uma capa preta, fechada por um broche.
(O arrependimento não consta da história bíblica... mas no filme fica bem) 








No final do filme, ela aparece com um vestido e capa azuis bordados com penas de pavão:








Este vestido foi inspirado em um outro, usado pela atriz Theda Bara quando interpretou Cleópatra, em 1917... mas sobre isso eu falo depois.

Um comentário:

  1. Absurdamente bela, num belo figurino, explosão de beleza nessa que foi a mulher mais perfeita que já vi na minha vida, aliás a criatura mais linda do mundo. E naturalmente linda, corpo e rosto.

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