06 janeiro 2011

Charles Worth - 1

Charles Frederick Worth
Charles Frederick Worth
(1825 - 1895)

Nascido na Inglaterra, Worth se mudou para Paris em 1845, naturalizando-se Francês.
(É engraçado percorrer a internet porque os sites franceses dizem que ele era Francês, e os ingleses, Inglês)

Já em Paris, começa a trabalhar em uma empresa comerciante de tecidos onde, posteriormente, inaugura uma divisão especial, iniciando suas atividades como costureiro.  Poucos anos depois, funda sua própria firma, em 1858, com um sócio, Bobergh, sociedade que permanecerá até 1870.

Marie Vernet Worth
Sua visão de empreendedor fez com que se comportasse de forma diferente do habitual, motivo por hoje é conhecido como o "pai da alta-costura":

1 - Em geral, os costureiros trabalhavam sob encomenda, de acordo com as instruções dadas pelas clientes.   Ele, ao contrário, cria os vestidos e os mostra, já prontos, seguindo temas específicos, embora personalize os modelos já criados de acordo com a cliente.

2 - Até então, as lojas de roupas mandavam desenhar os modelos ou os executavam em miniaturas para bonecas, de forma que pudessem ser enviados para longe, como propaganda.   Ele cria a função da "manequin/modelo", que ele chama de "sósia",  fazendo com que sua própria mulher Marie Vernet Worth desfilasse seus vestidos.  Ele também organiza desfiles de moda.
 
Etiqueta de Worth com o sócio

3- Suas roupas eram distinguidas por uma etiqueta interna com o nome da Maison, novidade na época (a primeira imagem mostra ainda o nome do sócio e a segunda, somente o dele).

Etiqueta de Worth no vestido de
Mrs. Fairchild
4 - Também passa a criar coleções regulares, abrindo o calendário que até hoje é seguido pela indústria: primavera-verão e outuno-inverno.

5 - Worth trabalha em colaboração com outros artesãos, para fazer calçados, bolsas e chapéus que combinassem com suas criações.

Caricatura de época, mostrando a impossibilidade
de se chegar perto de uma mulher pelo volume excessivo das saias.
Tournure
6 - Sua contribuição para a evolução das vestimentas está em ter substituído a crinolina (armação pesada que era usada sob as saias, feita de vime ou tecido coberto de crina de cavalo, daí o nome) pela "tournure" (armação em arame e faixas de tecido).


Com essa nova armação, também diminui-se o volume na frente da saia, mantendo-o somente na parte de trás.





Imperatriz Eugénie de Montijo da França

Worth teve a sorte de se tornar o queridinho de várias mulheres importantes, que divulgaram o seu trabalho:

Eugénie de Montijo, a mulher de Napoleão III, o elegeu como costureiro oficial, tanto que seu na época, era conhecida como época de Worth.  Nas duas imagens, ambas pinturas de Franz Xaver Winterhalter, a da esquerda em 1854 e a de baixo, no ano seguinte, em 1855, que mostra a Imperatriz vestida por Worth (de verde em primeiro plano) rodeada por suas acompanhantes (não sei dizer se todos os vestidos são dele...) .

Eugénie de Montijo e suas cortesãs - 1855




A princesa Pauline Sandor de Metternich (1860) de Viena, que foi também grande incentivadora do trabalho de Wagner e Smetana, e quem apresentou as criações de Worth à imperatriz francesa.









Elisabeth da Aústria 1865
e a  imperatriz Elisabeth da Aústria (mais conhecida por Sissi) em vestido de Worth em (1865) e, para sua coroação, em 1867.


















A fama de Worth ultrapassou as fronteiras francesas.  Muitas mulheres faziam longas viagens para encomendar um vestido.

Ao lado vemos a americana Mrs Frances Fairchild, em 1880, utilizando o vestido de Worth que hoje está no museu de Wisconsin no interior do qual está a etiqueta da foto lá de cima.
(http://www.wisconsinhistory.org/museum/artifacts/archives/002626.asp)


1861
Vestido de noite de seda, cetim e
renda feita à mão "Point de Gaze"

















Nesses primeiros vestidos, nota-se que o formato da saia ainda é redondo, amplo.

1865

1866









1867









Em seguida, o volume da frente e das laterais começa a diminuir.



1867



1867















1867
1869

1872


Enquanto o volume na parte de trás aumenta.


1872












1872

1874

1875

1878


A tempo:  Cuidado com a Internet!
A facilidade de obtenção das informações e o acesso a imagens de coleções, são coisas ótimas, mas qualquer um publica o que quer e do jeito que quer.

Worth morreu em 1895.  Portanto, não pode ter feito vestidos no século XX...
Você que gosta de moda, apure o olho para o estilo, pois não dá para um modelo dos anos 20 ter sido feito por ele.  Na realidade, muitos dos vestidos exibidos por aí, como sendo dele, foram confeccionados por sua Maison que, após sua morte, continuou em funcionamento com seus descendentes e, hoje, é propriedade de um indiano.

Os vestidos podem ser encontrados nos museus 
Museu Galliera - França, 
Museu do FIT- USA,
Museo de la Moda - Chile 
e no Museu MINT - NC- USA

Em um próximo post, uma seleção de vestidos dele .... e, depois, outra de sua Maison.  Aguarde.
( 1 - 2 - 3 - 4 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...