Charles Frederick Worth |
(1825 - 1895)
Nascido na Inglaterra, Worth se mudou para Paris em 1845, naturalizando-se Francês.
(É engraçado percorrer a internet porque os sites franceses dizem que ele era Francês, e os ingleses, Inglês)
Já em Paris, começa a trabalhar em uma empresa comerciante de tecidos onde, posteriormente, inaugura uma divisão especial, iniciando suas atividades como costureiro. Poucos anos depois, funda sua própria firma, em 1858, com um sócio, Bobergh, sociedade que permanecerá até 1870.
Marie Vernet Worth |
1 - Em geral, os costureiros trabalhavam sob encomenda, de acordo com as instruções dadas pelas clientes. Ele, ao contrário, cria os vestidos e os mostra, já prontos, seguindo temas específicos, embora personalize os modelos já criados de acordo com a cliente.
2 - Até então, as lojas de roupas mandavam desenhar os modelos ou os executavam em miniaturas para bonecas, de forma que pudessem ser enviados para longe, como propaganda. Ele cria a função da "manequin/modelo", que ele chama de "sósia", fazendo com que sua própria mulher Marie Vernet Worth desfilasse seus vestidos. Ele também organiza desfiles de moda.
Etiqueta de Worth com o sócio |
3- Suas roupas eram distinguidas por uma etiqueta interna com o nome da Maison, novidade na época (a primeira imagem mostra ainda o nome do sócio e a segunda, somente o dele).
Etiqueta de Worth no vestido de Mrs. Fairchild |
5 - Worth trabalha em colaboração com outros artesãos, para fazer calçados, bolsas e chapéus que combinassem com suas criações.
Caricatura de época, mostrando a impossibilidade de se chegar perto de uma mulher pelo volume excessivo das saias. |
Tournure |
Com essa nova armação, também diminui-se o volume na frente da saia, mantendo-o somente na parte de trás.
Imperatriz Eugénie de Montijo da França |
Worth teve a sorte de se tornar o queridinho de várias mulheres importantes, que divulgaram o seu trabalho:
Eugénie de Montijo, a mulher de Napoleão III, o elegeu como costureiro oficial, tanto que seu na época, era conhecida como época de Worth. Nas duas imagens, ambas pinturas de Franz Xaver Winterhalter, a da esquerda em 1854 e a de baixo, no ano seguinte, em 1855, que mostra a Imperatriz vestida por Worth (de verde em primeiro plano) rodeada por suas acompanhantes (não sei dizer se todos os vestidos são dele...) .
Eugénie de Montijo e suas cortesãs - 1855 |
A princesa Pauline Sandor de Metternich (1860) de Viena, que foi também grande incentivadora do trabalho de Wagner e Smetana, e quem apresentou as criações de Worth à imperatriz francesa.
Elisabeth da Aústria 1865 |
A fama de Worth ultrapassou as fronteiras francesas. Muitas mulheres faziam longas viagens para encomendar um vestido.
Ao lado vemos a americana Mrs Frances Fairchild, em 1880, utilizando o vestido de Worth que hoje está no museu de Wisconsin no interior do qual está a etiqueta da foto lá de cima.
(http://www.wisconsinhistory.org/museum/artifacts/archives/002626.asp)
1861
Vestido de noite de seda, cetim e
renda feita à mão "Point de Gaze"
Nesses primeiros vestidos, nota-se que o formato da saia ainda é redondo, amplo.
1865 |
1866 |
1867 |
Em seguida, o volume da frente e das laterais começa a diminuir.
1867 |
1867 |
1867 |
1869 |
1872 |
Enquanto o volume na parte de trás aumenta.
1872 |
1872
1874
1875
1878
A facilidade de obtenção das informações e o acesso a imagens de coleções, são coisas ótimas, mas qualquer um publica o que quer e do jeito que quer.
Worth morreu em 1895. Portanto, não pode ter feito vestidos no século XX...
Você que gosta de moda, apure o olho para o estilo, pois não dá para um modelo dos anos 20 ter sido feito por ele. Na realidade, muitos dos vestidos exibidos por aí, como sendo dele, foram confeccionados por sua Maison que, após sua morte, continuou em funcionamento com seus descendentes e, hoje, é propriedade de um indiano.
Os vestidos podem ser encontrados nos museus
Metropolitan USA,
Chicago History Museum - USA,
Museu Galliera - França,
Museu do FIT- USA,
Museo de la Moda - Chile
Museu de Filadélfia - USA
e no Museu MINT - NC- USA
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