04 março 2011

Roupas no cinema - Indiscreta

(Indiscreet)
Filme de 1958

Aqui, vamos falar somente do figurino. Sobre a minha opinião sobre o filme veja no outro blog.

Nos créditos do filme, há menção às peles usadas, às jóias e ao guarda-roupa de Cary Grant, mas nenhuma indicação sobre as roupas de Ingrid Bergman.
No entanto, parece que (segundo o IMDB) os vestidos seriam de Dior, amigo pessoal da atriz.


No primeiro encontro, ela usa um vestido preto e verde fechado, com saia ampla e cinto largo, acompanhado de um chapéu de plumas e estola no tecido preto com as bordas em verde.





Quando saem para ir ao balé, ela usa um vestido  estampado de preto em fundo branco, com casaco no mesmo tecido, arrematado com pele em toda a borda.










(Do vestido eu gostei, mas o casaco ficou um pouco demais. Muita estampa junta.)



No dia seguinte, ao preparar o café da manhã, ela usa calça branca e camisa azul claro, com gola mao e mangas 3/4.

Na rua, com a irmã, casaco de pele marrom e lenço bege.











Na cena em que aparece no teatro, atuando, ela usa o vestido mais bonito do filme na minha opinião, que, infelizmente, é mostrado somente à distância: Branco com alças largas, saia seguindo o corpo, com babados pouco volumosos e, parece, do pouco que se vê, um pouco de cauda:


Quando recebe o quadro de presente, vemos outro casaco de peles, com estampa de leopardo e uma echarpe cinza/bege:




Tentando alugar o iate, um tailleur e sapatos marrons acompanhados de blusa, chapéu, luvas e bolsa beges.  Estávamos no final dos anos 50 e, curiosamente, a bolsa não acompanhava os sapatos.  

Na festa de Natal, um vestido estampado com flores vermelhas, saia ampla e mangas 3/4.
Esse vestido é a prova de que a roupa depende da pessoa que a vai usar.  A estampa me parece pavorosa, mas nela tudo cai bem, é incrível. 

O uso exagerado da cor é bem de época, afinal as produtoras usavam uma tecnologia nova (technicolor), mais cara e tinham que aproveitá-la...

O engraçado deste vestido é que nas fotos de publicidade, ele aparece assim (embora também não seja bom, eu gosto mais desse colorido):


Mais duas roupas de casa:
Um sweater de lã creme  sobre blusa de malha da mesma cor  (não lembro se a parte de baixo era saia ou calça)
e um robe café-com-leite de poás mais claros e acabamentos em cetim.
Na realidade, ela aparece de robe várias vezes no filme. Um azul, no início, e dois claros, um na famosa cena do telefone na cama e outro quase no final. 







Finalmente, o vestido do baile, em uma estampa com dois tons de dourado, corpo transpassado e levemente drapeado, de alças largas e saia ampla, acompanhado de estola do mesmo tecido e luvas também douradas, no tom mais fechado.











Na cena final, um vestido rosa, também de mangas 3/4, saia longa seguindo o contorno do corpo, bem acinturado, com larga gola armada (de organdi ?) e distante do colo.





Como curiosidade, duas fotos de bastidores:




E uma, justamente, da prova do figurino:

4 comentários:

  1. Fantástico, achei muito interessante o "dissecar" do guarda-roupa da Ingrid nesse filme.
    Houve um filme (bastante mais recente) em que o guarda-roupa me impressionou bastante: "The Thomas Crown Affair", com a fabulosa Rene Russo. Por acaso esse filme é um remake de um filme bastante mais antigo, e esse ainda não vi... Tenho que procurar ver. Outro filme com um bom guarda-roupa é o "The Tourist"; o filme em si não achei nada de especial, mas o guarda-roupa da Angelina Jolie era divinal.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Natalie: ... sem palavras.

    Tany: Já ouvi falar do segundo filme, estava pelos cinemas, mas vou esperar chegar em DVD. O primeiro vou dar uma procurada.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é um dos meus preferidos e realmente é um desfile de moda as roupas usadas por Anna Kalman (Ingrid Bergman). Dior desenhou todas as roupas e nela ficaram todas perfeitas, o que não combina muito, como sempre, são os sapatos baixos os quais ela foi condenada a usar durante toda sua vida, porque era muito alta e a maioria dos atores da época eram meio baixos e as atrizes bem baixas de estatura.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...