11 março 2011

As Roupas e a Bíblia (8)

Continuando a história de José ...

Bem, José fora vendido como escravo por seus irmãos a uma caravana.  Esta caravana o levou até o Egito, onde foi novamente vendido a um homem chamado Potifar.

José, no entanto, era bom trabalhador e Deus abençoava tudo o que ele fazia.
Potifar, então, foi deixando todos os seus negócios nas mãos de José.



Só que a mulher do homem se interessou por José e insistia diariamente para que ele se deitasse com ela.

Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?  Gênesis 39:8-9


Ela continuou insistindo, até um dia que ...

Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora.
Vendo ela que ele fugira para fora, mas havia deixado as vestes nas mãos dela, chamou pelos homens de sua casa e lhes disse: Vede, trouxe-nos meu marido este hebreu para insultar-nos; veio até mim para se deitar comigo; mas eu gritei em alta voz.   Ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou as vestes ao meu lado e saiu, fugindo para fora.
Conservou ela junto de si as vestes dele, até que seu senhor tornou a casa.   (Gn 39:12-16)

Novamente as roupas têm papel fundamental na história, usadas como identificação de uma pessoa.
A roupa era de tal forma pessoal, que ao vê-la sabia-se quem a usava. É isso o que se busca hoje, com o nome de estilo...

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. A roupa deve reflectir quem a usa de forma inequívoca, mas esse facto não deve impedir que experimentemos com a roupa, descobrindo novas facetas (algumas com que nos identificamos e devemos manter e outras que não resultam em nós, mas que se não tivéssemos tentado nunca teríamos percebido). Faz parte da aprendizagem, tal como descobrir algo novo acerca de nós próprios.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mas Tany, essa também não é uma forma de mostrar o estilo de alguém, uma pessoa curiosa, que gosta de experimentar e quer sempre buscar o melhor e o novo, tudo ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...