Enfatizo a expressão repetitiva, porque a pintura direta sobre um tecido, embora seja uma decoração, é única, e, portanto, muito difícil de repetir mantendo um padrão, ainda mais se pensarmos em grandes quantidades de tecido.
O processo mais intuitivo e antigo é o da utilização de carimbos.
O conhecido motivo "Paisley" ou "Cashemire" marcado pela repetição de uma forma em gota, seria originário da Índia, da região da Cashemira, e feito, inicialmente com a parte externa da mão de mulheres que molhariam a mão na tinta e a pressionariam sobre os tecidos, decorando os motivos após.
O metodo evoluiu para a criação de carimbos em madeira aos quais se acrescentava pequenas lâminas de metal fundido para formar os detalhes mais delicados.
molde de madeira com metal |
um motivo (da famosa casa Morris) pronto |
Os motivos repetidos lado-a-lado |
Neste vídeo pode-se ver o método na prática (embora seja um pouco longo, dá para se pular umas etapas e ter uma boa idéia de como é cansativo o trabalho...)
Também ainda em voga, o "batik", metodo em que o tecido é tingido várias vezes, sendo que, antes da aplicação de cada cor, as partes em outros tons são protegidas com cera. Como a cera tende a quebrar, o resultado final pode ter um efeito "quaquelê" (como um vitral).
continua...
Interessante, tem muita informação nesse artigo que eu não conhecia :)
ResponderExcluirEstá me faltando tempo para preparar a continuação, mas ela vem. Prometo.
ResponderExcluir