03 março 2011

Desenho Técnico de Roupa Feminina

Desenho Técnico de Roupa Feminina
Adriana Sampaio Leite / Marta Delgado Velloso (2006)
Senac (158 pág.)

Belo livro.
Não se destina a mim, já que não tenho grande pendor para o desenho,  mas é muito bem feito.



Karl Lagerfeld

Os estilistas costumam fazer desenhos artísticos, mostrando como a roupa deve funcionar no corpo. Aí, privilegiam o movimento do tecido, o caimento, etc.


Donna Karan



Conforme a pessoa que os desenha, podem ser mais claros ou somente mostrar a idéia geral.



Só que para chegarem a virar uma roupa pronta, estes croquis devem ser interpretados por profissionais especializados (veja este belo filme em outro post) que os transformam em moldes para a costura em si.




No entanto, quando as roupas são industrializadas, é preciso um detalhamento mais preciso (já que muitas vezes uma roupa desenhada em um país é cortada em outro e costurada em um terceiro, por várias confecções diferentes),  para que todos os profissionais envolvidos saibam o que se está produzindo e para que se mantenha um padrão de qualidade, ou seja, o desenho técnico de que trata esse livro.


Como já disse, o livro é interessante até para quem não pretende desenhar, já que apresenta uma grande variedade de modelos de golas, mangas, recortes, golas, pences, etc.

4 comentários:

  1. adorei o glog,amo desenhar quero ser estilista e ter oportunidades de mostra meus desenhos.... Mirelly Moreira.♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Anonimo de dia 8 de agosto: Um estilista nao mostra seus desenhos, mostra peças de roupa. acho melhor virar ilustrador de moda, que é o profissional que desenha aquelas ilustraçoes onde se aprecia o caimento e movimento do tecido da peça.
    Xau
    paz

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...