28 março 2011

As Roupas e a Bíblia (9)

(Ainda com a história de José)

Bom, depois da mentira da mulher, José foi preso e na prisão ele explica os sonhos de dois homens. Um deles é solto e volta a trabalhar servindo o Faraó.  Só se lembra de José muito tempo depois, quando o Faraó tem um sonho.

Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó. (Gênesis 41:14)

Ele explica também o sonho do Faraó (aquele bem conhecido das 7 vacas gordas e 7 vacas magras, com a repetição das espigas de trigo) e dá, ainda, a solução do problema, com a criação de estoques para o período de fome que viria.
Faraó o nomeia como uma espécie de primeiro-ministro, colocando-o sobre todo o Egito.


Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.   E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito.  (Gênesis 41:42-43)

Nessa história, cada mudança de roupa representa uma mudança na vida de José.
A primeira, marca a passagem da prisão para a liberdade e a segunda, de escravo para a posição de mais honra que ele poderia ter.

A história também mostra que as roupas indicam a importância de quem veste mas também daquele perante quem a pessoa se apresenta, já que José não poderia se apresentar ao Faraó com roupas da prisão, pois seria uma afronta.

Igualmente, não poderia exercer uma função de alta importância vestido como um homem comum. A roupa exerce um papel de distinguir, hierarquicamente, a pessoa que a veste.

Por tais motivos, quando se faz uma visita ou quando se vai a uma festa, a qualidade e cuidado com que uma pessoa escolhe uma roupa mostra a importância que dá ao evento e aos anfitriões.  Igualmente importante é a escolha da roupa para o local de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...