01 março 2011

As Roupas e a Bíblia (7)

Continuando a história anterior...
Conseqüentemente, José, filho da mulher amada, muito esperado, era o favorito de Jacó.

Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.  (em algumas traduções encontra-se:  fez-lhe uma túnica de várias cores).
Gênesis 37:3

Aqui a gente pede uma ajudazinha ao Prof. Aurélio:  talar é roupa que desce até o talão, ou seja, o tornozelo.
Quer dizer:  José fez uma roupa comprida para o filho, provavalmente de boa qualidade.  Em algumas traduções há indicação de que teria várias cores, a demonstrar a riqueza do trabalho e o conseqüente valor da roupa, (ver posts anteriores sobre tecnologia e tinturaria).

Essa roupa foi apenas uma das formas pelas quais o pai demonstrou sua preferência pelo filho, deixando em ciúmes os demais irmãos que, em uma determinada ocasião, pensaram em matar José.  Salvo da morte pelos irmãos mais velhos Rubens e Judá, José, no entanto, foi vendido como escravo a uma caravana.

Os irmãos pegaram a roupa, mancharam-na com sangue de um carneiro e a mandaram ao pai que, ao ver a roupa do filho ensanguentada, indicando sua morte, rasga as suas próprias e se veste com roupas de tecido grosseiro (agressivo à pele), indicando sua tristeza e a impossibilidade de se sentir confortável.


E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho.   Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado.   Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias.   Gênesis 37:32-34

Nesta história, a roupa é personagem atuante.
Pela roupa, o pai demonstra seu amor ao filho.
Em decorrência dela, os irmãos ficam enciumados.
A roupa representa, ainda, o seu proprietário.

Finalmente, ao rasgar as roupas e trocá-las por outras, de má qualidade, Jacó expressa seu estado de profundo desconsolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...