06 fevereiro 2011

O pretinho básico

The Little Black Dress
Simon Henry (2008)
GMC (171 pág.)

Excelente livro!
O autor, inglês, aconselha que o leitor leia o livro todo para, depois, começar a colocar em prática as lições.
Foi o que fiz.  Acabei o livro e depois partirei para o ataque.
 
Bem, o livro se propõe a fazer com que uma pessoa que nunca costurou nada  faça um vestido.     
Esta proposta vem enfeitada com todo um elogio ao vestido preto básico,  mas o conteúdo do livro mesmo é: como fazer um vestido, que pode ser de qualquer cor.

Ele começa ensinando o básico da costura.  Como fazer uma costura reta, como manter a distância da borda, como fazer costura curva (na borda ou na emenda)  como fazer bainha, como fazer e costurar um viés, como pregar um zíper invisível. 
Ou seja, o básico que serve para a maior parte das coisas.

Em seguida, ele apresenta uma forma de obter o molde básico para uma pessoa, modelando-o diretamente no corpo.  O único problema aqui é que o aprendiz precisa da ajuda de outra pessoa.  Fica realmente impossível modelar um tecido nas costas!  Simon aconselha que o aprendizado seja feito por duas pessoas em conjunto.  (isso é um problema, um grande problema...)


O método dele para o desenho da manga é incrível.  Já vi muitas teorias sobre mangas, mas esta forma foi, de longe, a mais prática. 

Além de as instruções serem muito detalhadas, didaticamente, ainda são fartamente acompanhadas de ilustrações, praticamente uma foto para cada etapa.

Passado o molde básico, chegamos a três vestidos:  um tubinho, um vestido envelope e um tomara-que-caia. De quebra, ainda vem uma jaqueta sem gola e um "chapéu".

Como todo livro tem um ponto fraco, este também tem o seu: o chapéu, realmente dispensável, que não é aquele mostrado na capa, não, é um frufru esquisito colado em cima de um arco de cabelo...

Ah! tem um outro porém.   O livro ainda não foi traduzido para o português.  É preciso saber ao menos um pouco de inglês.  (Não muito, porque eu consegui ler e entender tudo...)

Mas o livro é muito bom, recomendadíssimo.

[terminei em 02/01/2011]

4 comentários:

  1. Ai que pena que não tenha em portugues, conheço pessoas que não sabe ler em inglês e gostaria de por as mãos neste livro...

    ResponderExcluir
  2. Esse livro eu tenho, e partilho da sua opinião, é MUITO bom!

    Beijos

    PS - Ando super-ocupada e sem tempo, mas hoje aproveito o restante da minha hora de almoço para dar uma olhada nos blogues

    ResponderExcluir
  3. Você poderia coloca-lo aqui em PDF? por gentileza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não entendeu, querida. Só tenho um exemplar, não os direitos sobre a obra. O livro está à venda nas boas livrarias.

      Excluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...