20 fevereiro 2011

Tingimento

Como já disse antes, as fibras originalmente têm a cor bege...  Assim, para obter tecidos coloridos, eles devem ser submetidos à tintura, seja da fibra, do fio, ou do tecido já pronto.

depósito de algodão das indústrias Cataguases
Temos assim:
corantes - elementos solúveis que são absorvidos pelas fibras e chegam até o seu interior.
pigmentos - elementos não solúveis, aplicados e fixados ao tecido por meio de resinas, utilizados em estamparia.


Tecidos listrados com fio tinto
Tingimento da fibra:  Com este processo pode-se obter artigos mesclados. No caso de artigos sintéticos os pigmentos podem ser adicionados ao produto antes do filamento.  É aplicado mais comumente às lãs.

Tingimento do Fio: Mais indicado para produção de tecidos listrados, xadrez ou jacquard.  Para os tecidos lisos, as cores saem mais iguais.


Tingimento do Tecido: Mais comum, já que diminui o desperdício de material e de tempo pois ocorre junto com o beneficiamento dos tecidos. Desbota mais facilmente que o fio tinto.



Cada tipo de tecido exige um tipo diferente de corante/pigmento.  Há muitos anos, uma amiga muito querida  era responsável pelo setor de tinturaria de uma indústria de lingeries.   Perguntei por quê ela devia estar sempre na fábrica depois de definida a composição química da tintura.  Ela, então  me explicou que para fazer um sutiã eram necessários diversos tingimentos, ou seja, diversas composições, de acordo com as partes que o compõem: a lycra, o elástico de baixo, o elástico das alças, o tecido do fecho, as linhas, o lacinho da frente...
Não fosse o bastante, é fato que também a qualidade dos tecidos e dos corantes varia conforme o lote produzido, motivo porque são sempre necessários ajustes durante o processo.
Para que tudo saia da mesma cor há muito trabalho envolvido.... 

No seguinte vídeo, que fala sobre uma confecção francesa de lingerie, a entrevistada menciona este problema da cor, em 39 componentes diferentes!

http://www.linternaute.com/video/212889/visite-dans-les-ateliers-de-lingerie-simone-perele/


Esse é um dos motivos porque às vezes é complicado tingir uma roupa pronta em casa. Em primeiro lugar, é preciso conhecer a composição do tecido para escolher o corante correto.  Depois, torcer para que as linhas que foram utilizadas na costura sejam do mesmo material,  senão a roupa é tingida e a linha permanece na cor anterior...

Curiosidades:
Hoje, a indústria petroquímica modificou a forma com que as tintas e cores são obtidas no mundo, mas, até o seu desenvolvimento, as cores eram obtidas de vegetais, animais ou minerais, sendo que para obter determinadas cores, o custo era muito alto.  Conseqüentemente, vestir determinadas cores era privilégio restrito aos ricos.
Por exemplo:
Flor de íris - pigmento verde
Pau brasil - pigmento rosa ou vermelho
Curcuma - pigmento amarelo
Chifre de cervo  - pigmento preto (Os cervos perdem seus chifres anualmente - não era necessário matar o animal para isso)
Lápis-lazuli - pigmento azul
Malaquita - pigmento verde
Determinados tipos de terra - pigmento ocre

Para uma lista mais detalhada, consulte: http://www.or-pigments.com/


Um comentário:

  1. Muito interessante este artigo. Sei por experiência que as fibras naturais são muito mais fáceis de tingir, enquanto nas sintéticas a tintura não pega tão bem. Uma vez levei uma calça para tingir de preto, e o resultado foi a calça preta, mas com costuras bege! A linha usada era de poliéster, daí a tintura não ser absorvida. Também é importante saber que o processo de tingimento é feito a temperaturas muito altas; por exemplo, se queremos tingir um blazer já confeccionado, há boas probabilidades do forro não ficar bem, inclusivé pode até descoser e rasgar. Os chumaços (as "almofadas" nos ombros) também se deterioram com as temperaturas altas do processo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...