04 fevereiro 2011

Inspirações - como aproveitar hoje as idéias do passado

Quando estava pesquisando sobre a vida de Worth e recolhendo as imagens das roupas, fiquei pensando no porquê de fazer aquilo. Curiosidade? Mero conhecimento histórico, para saber como as coisas eram?
Porque, afinal, aquelas roupas, na forma em que foram construídas, são impraticáveis para os dias de hoje.

Só que, ao analisar os modelos, comecei a ver semelhanças com trajes mais atuais e me lembrar de algumas imagens que tinha guardadas.
Assim, ao ver a parte de cima deste vestido de 1875,  me veio à mente esta jaqueta de Dolce&Gabbana, recentemente publicada na revista Estilo:





Da mesma forma, ao ver o panejamento do vestido da Princesa Pauline Sandor de Metternich, me lembrei do utilizado por John Galliano neste vestido de 2004 ou 2005 (não tenho certeza do ano, a foto saiu publicada na antiga revista de domingo do Jornal do Brasil em 09/10/2005).




























E, finalmente, não é que o drapeado desta saia de 1883 reapareceu neste modelo de Viviane Westwood vestido por Georgia Jagger em novembro de 2008? (na minha opinião, o decote não ficou bom, mas o exemplo aqui era a saia...)






Ou seja, a forma geral pode mudar, mas sempre há elementos que permanecem.
Como eu sempre digo (e a frase é minha):
"Bonito é aquilo que a gente não se cansa de ver".

Assim, ao buscar inspiração nas roupas do passado, é preciso abstrair o todo e encontrar o que continua agradando ao olhar, elemento esse que vai funcionar em qualquer época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...