17 fevereiro 2011

Moldes e Moulage


Existem duas formas básicas de construir um molde:
a chamada "modelagem plana" ou "drafting".
e
a "moulage" ou "drafting" "draping".

A modelagem plana, a partir de medidas e cálculos, forma em papel o molde que deverá ser cortado em tecido.  Com exceção de pouquíssimas profissionais super-experientes, normalmente este método não suprime a confecção de uma peça de teste (chamada de "toile" ou, na indústria, de "peça piloto") para ser experimentada e, em seguida, efetuados os ajustes no molde.

A moulage, por outro lado, consiste em aplicar o tecido diretamente ao manequim (em tecido ou vivo) e formar diretamente o modelo com a ajuda de alfinetes e alinhavos.


Sei que ainda vou voltar ao assunto outras vezes, mas acho muito interessante este filme, que foi exibido durante exposição realisada pelo  Musée Suisse de la Mode, onde uma costureira suíça recria (usando o método da moulage), em um manequim, um croqui de Dior datado de 1939.

Christian Dior 1939 - haute couture Robert Piguet

Embora não tão instrutivo como esse, vale a pena também dar uma olhada neste vídeo do site do atelier Dolce&Gabbana, onde os profissionais trabalham com modelos vivos:


3 comentários:

  1. Já tentei fazer moldes, mas acho dificílimo!
    Minha mãe fez um curso bem antigamente aqui em Saõ PAulo, ela sabe fazer moldes perfeitos, de alta costura. Admiro muito quem sabe.
    Beijinhos e um final de semana abençoado,
    Joana (Jô)

    ResponderExcluir
  2. Apenas uma pequena correcção: de acordo com o meu conhecimento da matéria (que pode estar errado, claro), "drafting" corresponde ao desenho de moldes planos, portanto modelagem plana. O equivalente ao Francês método de moulage, em Inglês se costuma chamar de "draping" e o verbo em Português é drapear. Tenho um livro sobre "draping" muito bom, que encomendei da Amazon: http://www.amazon.com/gp/product/1563675501/ref=pd_lpo_k2_dp_sr_2?pf_rd_p=1278548962&pf_rd_s=lpo-top-stripe-1&pf_rd_t=201&pf_rd_i=0130826669&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_r=17C8JR34W6RND18NQ6FC (o meu é uma versão mais antiga do que essa, com uma capa diferente também)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus!
    Correção feita. Obrigadíssima Tany.
    Você realmente é a madrinha desse blog.
    Eu tenho um outro livro da mesma autora, sobre moldes planos. Enorme, super detalhado, estou ainda folheando o início...
    Beijos enormes.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...