24 fevereiro 2011

Modelagem Industrial Brasileira

Modelagem Industrial Brasileira
Sonia Duarte / Sylvia Saggese (1998)
Letras&Expressões (232 pág.)

Há muitos anos atrás, quando eu estava na faculdade, dizia-se que somente a cidade de Buenos Aires tinha mais livrarias que o Brasil inteiro.
Não sei se isso era verdade, mas é fato que as edições aqui são poucas, em quantidade limitada e, conseqüentemente, com preço elevado e, sabe-se lá porquê, os livros acabam saindo de catálogo, mesmo tendo público que os procura.

Também acho incrível que seja mais barato importar livros do que comprar os editados aqui.

Bem, este preâmbulo todo é para deixar claro que qualquer obra que vença toda esta barreira merece aplausos e muitos.

É o caso deste livro.  Obra detalhada, cuidada,  que, no momento de seu lançamento, era a única no gênero.  Os livros antigos (Gil Brandão e outros) já estavam na categoria dos esgotados e não havia nada,  nadinha sobre modelagem.

As autoras são professoras universitárias e possuem grande experiência sobre o assunto.  O livro é ultra técnico, todo ilustrado, cobrindo uma grande diversidade de modelos de mangas, transferência de pences, saias, calças e roupa íntima e moda praia.
Só que falta texto.  A parte inicial, dos moldes básicos é realmente muito complicada e deveria ter sido mais detalhada, passo-a-passo.
Imagino que o livro tenha sido concebido como base para aulas e, assim, com a ajuda de professores, deve ser muito útil.  Mas não se destina aos autodidatas.
Já tive oportunidade de encontrar obras mais acessíveis, só que somente em inglês, o que dificulta um pouco o seu uso por estudantes brasileiros.

Há uns 7 anos atrás fiz contato com a Sônia Duarte, buscando aulas particulares.  Ela foi um pouco reticente no início, mas chegou a marcar um horário comigo.  No entanto, em decorrência de problemas particulares, acabou desmarcando.  Ficamos assim.

Hoje, ela mantém um blog sobre o assunto,  que merece visita: http://modelagemmib.blogspot.com/

Se recomendo?  Claro!  Apesar da ressalva, o livro é obra obrigatória nas estantes de quem estuda costura.

8 comentários:

  1. Vou dar uma olhada no blogue, promete!

    Obrigada Míriam!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog!, sou modelista e adoro fazer minhas roupas....
    Quando puder passa la no meu cantinho .

    mil bjinhos
    Su
    eufizparavestir.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. um beijão, estou estudando mada e gostaria de reseber mesagens. de moda muito bom esse blogue

    ResponderExcluir
  4. Anônimo(a)... você não deixou qualquer contato, mas volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, super informativo.Gostaria de lhe enviar fotos atualizadas das capas dos livros, bem como as informações atualizadas.
    Caso haja interesse, favor enviar email para: Modelagem.mib@gmail.com.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog. Excelente fonte de informações.
    Bjs. Nalva

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho este livro. É maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho este livro porque me formei na faculdade onde ela dava aula. A universidade no Rio de janeiro, Veiga de Almeida. Realmente as indicações dos moldes bases são um pouco complicadas sim, mas o livro ajuda. Não aconselho como livro básico, mas para uma ajuda. Se você ainda tiver interesse em fazer aulas com uma excelente modelista, e que também foi professora na Veiga de Almeida, tem a Cecilia Duarte. Ela inclusive faz moldes para a Rede Globo. Dá aulas particulares e me foi indicada por uma outra professora na faculdade. É uma das melhores. Excelente blog, muito informativo. Parabéns :)

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...