14 agosto 2011

Redfern

Redfern & Sons foi uma maison de costura de Londres (27 Old Bond Street, London).







Abriu filial em Paris (242 rue de Rivoli):







E nos Estados Unidos (210, Fifth Avenue, Broadway, New York):




A maison foi fundada por John Redfern e mantida, posteriormente, também por seus filhos, entre eles Charles Poynter Redfern. No entanto, encontrei  informações contraditórias, de que este último poderia ser o fundador. Tal conceito, no entanto, não encontra fundamento nos documentos e etiquetas das roupas que apresentam claramente "John Redfern e filhos".


"Um grande costureiro em atividade:
o ajuste de um novo modelo pelo Sr. Redfern"


As roupas produzidas sob esta etiqueta costumavam sair na "La Gazette du Bon Ton", cara revista francesa, destinada às elites e que mantinha contratos de exclusividade com várias Maisons da época.


1900 - Corset (Waist cincher)
- com o selo:  "Redfern/Warranted Whalebone"



Redfern vestiu a Imperatriz da Rússia e grande parte da nobreza da época, além de atrizes conhecidas, como Lillie Langtry para quem ele criou em 1879 um vestido em jersey, chamado de Jersey Lili em referência ao local de nascimento da atriz (Jersey), e para a célebre Sarah Bernhardt.






John Redfern foi nomeado costureiro oficial pela Rainha Victória em 1888.  Como esta passou muitos dos seus longos anos de vida de luto pela morte prematura de seu amado marido, Redfern ficou especializado em "mourning dresses", ou seja, vestidos de luto.

1887

Uma jaqueta em ottomano de seda no estilo Hussardo (militar russo) de cerca de 1890, com gola alta bordada com soutache dourado e galão de bolas e camiseta de pelo de carneiro encaracolado com mangas estilo Elizabetano.




A grande importância de Redfern foi a introdução dos conjuntos esportivos e para a prática de esportes na moda feminina.
1889
1902

1905


As criações de Redfern foram a inspiração para o jovem Piguet que, adulto, trabalhou em sua maison.

Redfern foi, ainda, responsável pelo primeiro uniforme das enfermeiras da Cruz Vermelha (1916), usado na Primeira Guerra.



1908 - Salão da Maison Redfern com a assinatura do costureiro - Propaganda das "baleines" (barbatanas) Weeks:

2 comentários:

  1. Oh dear, I know even less Portuguese than I do Spanish!
    These dresses and the fashion illustrations too are just beautiful. Don't you wish there were still clothes as magnificent as these for daily wear?

    ResponderExcluir
  2. Cleusa - Que bom que você gostou. Acho importante a gente olhar para o passado para tentar entender como as coisas chegaram ao ponto em que estão agora. Também gosto de ver os detalhes e, quem sabe, usar alguma idéia?

    Carolyn - Yes, some or them are great! I loved specially the blue jacket with the buttons and the sequined dress.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...