04 janeiro 2012

Saia reta 1 - as medidas

Como já disse antes (mas não me canso de repetir), eu resolvi aprender a costurar à força, sozinha, inspirada no maravilhoso exemplo da Tany, madrinha honorária deste blog.

Então, nos últimos tempos, tenho acumulado livros sobre costura, moldes e assemelhados, tenho visto e guardado imagens, modelos, etc., etc..

Nestes dias de férias de fim-de-ano, resolvi colocar a mão na massa, "começando pelo começo" de todos os cursos de costura:  o molde da saia reta.

Escolhi um dos livros como base e, fracasso!  Resolvi, então, abrir todos e, para minha surpresa, cada um apresentava uma forma diferente de fazer o molde...  ai, ai, ai!

Apelei para a internet, e ainda apareceram outras variantes...  socorro!

O que fazer?  Botar "Tico e Teco" para trabalhar e pescar informações daqui e dali, encontrando a média entre elas.

Primeiro ponto:  As medidas necessárias

Cintura - meça o contorno da cintura, onde a saia vai se apoiar. Como é o molde básico, não é o momento de escolher se gosta da cintura alta ou baixa, é realmente a cintura natural.  Para achar o ponto certo, amarre um elástico e se mexa um pouquinho para lá e para cá, deixando o elástico achar o ponto mais confortável.
Esse é o lugar da medida. Simplesmente passe a fita métrica em volta do elástico, sem apertar.

Quadris - o contorno dos quadris, no ponto mais largo.
Para ter certeza do local, envolva os quadris com a fita métrica, segure-a bem e deslize-a para cima e para baixo.  Se a medida foi tirada no ponto mais largo, ela vai passar sem problemas. Se prender em algum lugar, meça aí.
Para facilitar a medida da altura dos quadris, amarre um segundo elástico e deixe-o nesta posição.

Altura dos quadris - A distância entre um elástico e outro, na lateral do corpo. Há métodos que medem na frente do corpo, mas esqueça... com poucas exceções (pessoas que têm o baixo ventre muito pronunciado), a medida mais longa (entre as duas) será realmente na lateral, onde o corpo faz uma curva.  É claro que se a pessoa que for usar a saia tiver um bumbum mais pronunciado, a curva atrás pode ser maior, mas essa é outra exceção, vamos continuar na regra geral.
Na dúvida, tire a medida em todos os três pontos, e use a mais longa.

Vários métodos usam um valor padrão, entre 18 e 20 centímetros, mas o ideal é usar a medida real.

Comprimento da saia - Aqui já temos uma questão de modelagem, pois esse comprimento vai depender do modelo a ser feito, mas, para o molde básico, pode-se medir da cintura até o joelho, pela lateral.  Se na medição da altura dos quadris o ponto mais longo não estava na lateral, confira também aqui, embora a efetiva altura da saia possa ser regulada no momento de fazer a bainha, no final.

E, finalmente,
a Distância entre os mamilos - Aqui você vai dizer: Mas não é o molde de uma saia?  Por que motivo preciso desta medida?

Pelo menos, foi essa a pergunta que eu fiz, até porque só encontrei essa informação em um local. 
A resposta é: para posicionar as pences da frente.  Muitos métodos colocam as pences na metade da distância entre o centro e a lateral, mas, usando a distância entre os mamilos, as pences da saia ficam alinhadas com as pences da blusa (lembre do famoso recorte princesa) e, conseqüentemente, o resultado fica mais elegante, com linhas verticais sem interrupção.



Algumas imagens vieram do ótimo site:
http://cortandoecosturando.com/Tirar_medidas_feminino.html

E não se esqueça do sorteio:

9 comentários:

  1. Interessante, nunca tinha visto esta orientação de usar esta medida da blusa para a pence da saia!
    E tem muita lógica, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Não é, Zuka? Também me pareceu lógico, do tipo que a gente diz: "Porque não pensei nisso antes?"

    ResponderExcluir
  3. Também estou querendo aprender a costurar sozinha. Saberia sugerir um tecido fácil para começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís, para começar, eu prefiro a malha. Embora seja mais difícil de trabalhar porque escorrega um pouco, o fato de ela esticar elimina eventuais problemas por pequenos erros de corte.
      Comece com saias com elástico e blusas com manga morcego.
      Fiz uma saia dessas recentemente. Vou preparar um post esses dias. Aguarde.
      Beijos.

      Excluir
    2. Lembrando que máquina doméstica não costura malha :3

      Excluir
    3. É claro que uma overlock funciona melhor, mas costura, sim, Key. Eu tenho uma Singer já com uns 10 anos e ela possui pontos flexíveis. Também dá para usar a agulha dupla, cuja costura é móvel e se adapta à elasticidade. De qualquer forma, o melhor é escolher modelos que não necessitem que a malha fique esticada como em roupas de ginástica. E, ainda, também há modelos de overlock doméstica. Obrigada pela visita. Bj.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. adorei tuas dicas vou tentar fazer bjs

    ResponderExcluir
  6. Super prático, adorei a dica das pences muito interessante. Acredito que poucas costureiras conheçam essa técnica brilhante!!!

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...