24 janeiro 2012

Técnicas de costura

Professional Sewing Techniques for Designer's
Julie Cole e Sharon Czachor (2009)
Fairchild Books (526 pág.)


O livro se dispõe a dissecar, passo a passo, todo detalhe da construção de roupas.
As duas autoras são professoras de escolas de moda americanas e direcionaram o trabalho para seus alunos de moda na universidade, vendo que os jovens estilistas precisam conhecer como uma roupa é feita para poder bem desenhá-la e criá-la.



É um trabalho de fôlego, um grande tijolo, (o livro é grande e pesado) e, se não abrange todo o detalhe de costura possível, cuida da maior parte deles:

Depois de uma introdução sobre a importância desse estudo (cap. 1), elas apresentam capítulos  sobre ferramentas e pontos (cap. 2), entretelas (cap. 3), pences (cap. 4), bolsos (cap. 5), costuras (cap. 6), pregas e nervuras (cap. 7), zipers (cap. 8), palas e cinturas (cap. 9), babados (cap. 10), golas (cap. 11), acabamentos (cap. 12), punhos (cap. 13), mangas (cap. 14), bainhas (cap. 15), forros (cap. 16), fechos (cap. 17), um encerramento (cap. 18) e um glossário.


Todas as instruções são acompanhadas de desenhos, em geral, muito bem feitos. 


Como em toda obra de vulto, acontecem alguns problemas. Algumas instruções estão um pouco truncadas (pouquíssimas) e algumas ilustrações não correspondem exatamente ao texto. Esse último problema aconteceu, mais vezes, no penúltimo capítulo. Talvez, pela pressa de terminar o livro, a revisão tenha sido mais corrida, não sei... mas é o que parece.

Mas nada que abale a qualidade do trabalho.
Eu gostei muito. É livro para se ler e consultar sempre.
Só que está em inglês.

[terminei em: 23/01/2012]

2 comentários:

  1. olá, onde eu baixo ele?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,
    não sei se o livro é vendido como ebook, o meu eu comprei em papel, e está à venda na Livraria Cultura, sob encomenda, ou nas livrarias estrangeiras.
    É muito bom.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...