01 março 2013

História do Vestuário - 1 - A garota de Egtved

Reconstrução da roupa da garota de Egtved.
Como as roupas são feitas, na maior parte das vezes, de material vegetal ou animal, poucos vestígios ficaram das vestimentas antigas, o que dificulta o seu estudo, que é feito, normalmente, pelas pinturas, esculturas e desenhos.

No entanto, no Museu Nacional da Dinamarca está em exposição um raro traje encontrado em Egtved, em uma tumba da idade do Bronze (cerca de 1.370 antes de Cristo).









A moça teria cerca de 18 anos, 1,60m de altura, seria forte mas longilínea, loura, com os cabelos curtos (mais curtos do que os da modelo da foto) e unhas bem aparadas.





A roupa é composta de uma blusa de tecido com mangas, uma saia de franjas e um cinto com borla, do mesmo tecido, que segurava um disco de bronze trabalhado com espirais.






Além do disco, ela tinha uma pulseira também de bronze em cada braço, um brinco fino, um pente enfeitado, uma faca e uma caixa com objetos, entre eles, uma espécie de agulha.























Roupas semelhantes foram encontradas em outros sítios arqueológicos, como Borum, com mais de uma vestimenta, sendo que uma delas com uma saia franzida e longa:










E Skrydstrup.  Neste exemplar, as mangas da blusa são bordadas, como se vê do detalhe:









No site do museu, foi disponibilizado um esquema do molde de cada uma das blusas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...