O primeiro passo para poder traçar os moldes é ter em mãos as medidas da pessoa que irá usar a roupa.
As confecções estabelecem tabelas (que variam bastante de uma para a outra), mas quando se vai costurar para uma pessoa específica, o melhor é tirar as medidas.
E quais são as necessárias?
As principais são as das partes protuberantes do corpo, ou dos pontos de apoio da roupa, ou seja, quadris, busto, cintura, altura de cada uma dessas medidas, tanto na frente quanto nas costas, mas quanto mais medidas melhor, o molde ficará mais preciso.
Em geral, as medidas são tomadas na circunferência e divididas para a frente e costas, mas há casos em que é preciso marcar a diferença entre estas partes, como quando a pessoa tem um abdome mais protuberante, um busto mais farto sem que as costas sejam cheias, nádegas mais volumosas, etc... Nestas situações, se a medida for tomada e dividida de forma igual, as costuras laterais ficarão distorcidas, tendendo para o ponto mais cheio.
Ao medir, não aperte a fita métrica nem deixe folga. Envolva a área com a fita suavemente.
As folgas serão dadas no momento de estabelecer o modelo.
Cintura (5 e 18) = A forma mais fácil de saber onde fica exatamente a cintura é amarrar um elástico na região e se mexer um pouco para todos os lados, ele irá se ajustar no lugar.
Deixe o elástico, ele vai facilitar a tomada de outras medidas.
Busto (3) = meça no ponto mais volumoso que, normalmente, é na altura dos mamilos.
Altura do busto (1) = distância entre o ombro e o mamilo.
Distância entre os mamilos = serve para marcar pences.
Peito = medida tirada na altura das axilas, acima do busto.
Altura do peito = distância entre o ombro e a medida acima.
Distância entre as cavas (2 e 16) = meça na parte mais plana acima do busto e em igual altura nas costas e, obviamente, a altura dessa medida...
Altura da blusa (8, 13 e 14) = verifique a distância do ombro à cintura passando pelo busto, no meio das costas e passando pelo omoplata. É bom ter as duas medidas, porque o meio das costas pode ser bem mais fundo que a região dos omoplatas. A diferença pode ser mais substancial em pessoas com as costas arqueadas.
Quadris (10 e 21) = meça no ponto mais cheio. Na dúvida, tente mover a fita métrica. Se a medida foi feita realmente no ponto da maior circunferência, ela não vai prender em lugar algum. Se não, meça novamente.
Pequeno quadril (9 e 20) - meça onde começa a curva do quadril.
Altura de cada uma... a partir da cintura (não estão marcadas no desenho).
Altura da saia (6, 7 e 24)= da cintura até o ponto desejado. Meça tanto na frente, costas, como do lado. (não custa nada e faz diferença se a pessoa tem um culote avantajado, um bumbum mais notável...).
Decote = coloque um cordão curto e se mexa. Meça a parte das costas nos pontos onde ele parar e, na parte da frente, abaixo dos ossinhos. Se o decote ficar acima deste ponto, dá uma sensação desagradável... Esta é a medida básica. Na modelagem, você irá definir o desenho do decote. Meça, então, a profundidade, ou seja, do ponto mais alto do ombro, até o mais baixo do decote desejado. Caso vá fazer uma blusa com gola subida, meça também o pescoço.
Ombro (12) = do ponto em que o cordão parava até a ponta do ombro. Coloque a mão sobre a articulação e levante e abaixe o braço: você vai sentir onde fica o ponto certo.
Largura do braço (19) = a circunferência do ponto onde o braço é mais cheio. Mova o braço para que os músculos apareçam e a medida fique correta.
Cotovelo (23) = circunferência do cotovelo, no maior ponto. Só será necessária em caso de mangas muito justas...
Pulso (22) = para mangas com abertura. Se a manga não tiver fenda para abertura e fechamento, meça a maior circunferência de seu punho (mão fechada).
Comprimento do braço (15) = Meça da articulação do ombro até o ossinho do pulso, com o braço dobrado (senão a manga rasgaria ao ser vestida...).
A essa altura você já está perguntando se não precisa medir também a paciência.... mas já acabou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que você veio ao meu blog e vai deixar um comentário!