09 agosto 2012

A cor do seu estilo

Color of Your Style
David Zyla (2010)
 (242 pág.)

Há muitos livros que tratam das cores adequadas para cada pessoa, com divisões por estações e suas subdivisões.
Para saber como classificar uma pessoa, há consultoras, cursos, livros, amostras de cores, etc..

Esse autor, consultor de moda,  resolveu simplificar a questão e usar as cores do próprio corpo para facilitar a escolha das tonalidades ideais para cada um.

A idéia é boa, mas o problema só é que ele escreve, escreve, escreve... e o livro, que poderia ser mais curto e objetivo, fica meio chatinho e repetitivo.

Mas, basicamente, as cores tratadas no livro são:

Essência
Essência - A cor que harmoniza melhor as várias tonalidades da pele - a pessoa tem que pegar amostras de cor e testá-las junto da pele.  Equivaleria a um tom de "branco" particular. O meu dá um marfim claro.

Romântica
Romântica - A cor da pele quando enrubescida - fica mais fácil ver a cor apertando a ponta de um dedo. Para mim, fica um rosa meio coral.


Dramática - A cor das veias.  Como as veias, às vezes, têm mais de um tom, escolha os dois mais predominantes.  Comigo dá principalmente um azul forte, levemente esverdeado, mas também acho um vinho arroxeado.

Energia - O tom mais escuro da íris.  Para mim, café ou preto.

Tranqüila - O tom mais claro da íris - Para mim, um caramelo ou um mostarda escuro.


Base 1 - A cor do aro ao redor dos olhos - Para mim, um cinza escuro, levemente azulado.

Base 2 - O tom mais escuro dos cabelos -  Dá no mesmo da Energia: Café ou Preto

Base 3 - O tom mais claro dos cabelos - O meu cabelo (sem tinta), não tinha muita variação, mas. às vezes, com o sol, dava um tom avermelhado, meio ferrugem.  Fechei com esse.

Para mim, bateu corretamente.  Realmente as cores apontadas são aquelas que eu já tinha o sentimento de que me caiam bem (os tons das imagens que coloquei aqui não ficaram exatamente do jeito que eu queria, mas dá para ter uma idéia).


Além disso, tem a questão do arquétipo que, no livro, fica meio solta, ele só apresenta as possibilidades de classificação sem muita explicação sobre como isso deveria afetar as escolhas de roupa. 

A abordagem das cores é interessante, já que, ao repetir as cores do próprio corpo, a roupa está valorizando a pessoa, mas a leitura do livro foi cansativa por ele ser muito longo (e em inglês...).

[terminei em 28/05/2012]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...