31 julho 2011

Semelhanças

Cada ser humano é único, mas existem pessoas que se parecem e que poderiam ser irmãs ou parentes, embora tenham nascido em épocas, países e até continentes diferentes.

29 julho 2011

Pipa Midleton

Pipa Midleton, a irmã da duquesa, ficou mundialmente conhecida após usar um lindo vestido Armani que mostrou suas belas curvas enquanto carregava a cauda do vestido de noiva de sua irmã.

Agora, é fotografada onde quer que vá.

E ela tem bom gosto.

Gostei muito desse vestido / saia-e-blusa (?).
Simples e elegante.
O verde contribuiu na medida certa.

27 julho 2011

Dicas de costura - 11

Essa dica realmente me deixou de boca aberta, do tipo: "como não pensei nisso antes?"

Todo mundo que já experimentou roupas com alfinetes ou fez marcações de ajuste na roupa vestida sabe: ou os alfinetes caem quando colocamos/tiramos a roupa (e as marcações vão para o beleléu), ou a gente se espeta (e mancha a roupa com sangue, antes mesmo de acabar).
Não tem outra alternativa.

Assim, para evitar qualquer desses efeitos perversos, use, para experimentar as roupas, alfinetes de segurança.  Eles não caem nem espetam.
Genial!

25 julho 2011

Coincidências

Há algum tempo (novembro de 2010) a Leanne do blog Elle Apparel, nos Estados Unidos, mostrou essa linda saia que ela fez com renda em tiras, mostrando, inclusive, o tutorial com passo a passo.

Agora, em julho, vi no blog My Daily Style, mantido por uma espanhola,  uma saia quase igual, que ela comprou em uma loja.

23 julho 2011

Jacques Doucet

Jacques Doucet (1853 - 1929) nasceu em Paris.

Manteve uma maison de moda de grande sucesso, no nº 21 da famosa rue de La Paix, centro da moda em Paris até hoje, sinônimo de luxo e sofisticação.






Nesse endereço, que originalmente possuía o nº 17, seus avós mantinham uma loja de lingerie,  como se vê da fatura acima, referente a uma compra feita em 1849, pelo então presidente da República, Louis-Napoléon Bonaparte.

Jacques a transformou em uma maison de moda.





1902

Fazia os vestidos principalmente em tecidos fluidos, em cores pastel, ornados com muitos bordados e sobreposição de rendas.

detalhe do bordado
















Suas criações agradaram muito e ele vestiu todas as mulheres de destaque da época: Réjane, Sarah Bernhardt, Liane de Pougy, Suzanne Avril e la Belle Otéro.










O sucesso foi tanto que recebeu um pavilhão especial na feira internacional de 1900 (esquerda).


Pintura representando uma
cliente saindo da Maison Doucet





Seu interesse maior, no entanto, estava nas artes em geral e, com o sucesso de sua maison, investiu na compra de obras de arte e de manuscritos de literatura.

Este hábito indica que Doucet recolhia documentos, estampas, fotografias,  não importando a época ou lugar de origem, como forma de tentar compreender os segredos da criação artística.  

Se dedicou à arte do século XVIII e aos modernos, formando também uma imensa biblioteca de história da arte, que veio a ser a maior componente da Bibliothèque  INHA  que ele ofereceu em 1917 à Université de Paris e para o Musée Angladon.

Seguindo os conselhos do escritor André Breton, comprou em 12/12/1924 a obra de Picasso "Les Demoiselles d'Avignon", por 25.000 francos, em parcelas mensais de 2.000 francos, considerada como um dos quadros mais importantes da história da pintura.







Assim, em face de sua dedicação a outros assuntos, deu espaço em seu atelier para novos criadores, como Poiret e Vionnet que lá trabalharam antes de abrirem suas próprias maisons.
E, também, Doeuillet que manteve a maison após sua morte.



1890


Poiret, em seu livro "En Habillant L'Époque" descreve o início de seu trabalho com Doucet:

"(...) em 1896 (...)  Eu me vejo ainda com meu pai entrando pela porta de Monsieur Doucet 

(...) e me lembro qual impressão magnífica me produziu o meu novo mestre. Ele era perfeitamente belo e elegante, extremamente cuidado (...) 

1898
Sua barba sedosa era já branca, apesar dele não ter nem 45 anos na época. Ele usava um "completo" cinza cujo tecido formava pequenos losangos concêntricos e suas polainas brancas cobriam em parte seus sapatos tão envernizados que eu nunca vi iguais. Soube depois que este vernis era obtido por um procedimento especial e que seus sapatos deviam passar pelo forno para serem re-envernizados cada vez que ele os usava.  


1898
Todo o cômodo era decorado com antigas gravuras e quadros do século XVIII e de móveis raros e antigos, mas bem sóbrios e escolhidos com um gosto seguro. Os veludos das cortinas e das poltronas eram verde escuro ou lilás, de uma qualidade preciosa.  Ao escutá-lo falar, eu pensava que ele dizia tudo o que eu gostaria de dizer (...)

1905
Meu primeiro modelo foi um pequeno colete vermelho (...) Foram vendidos 400 (...) 

Na maison Doucet, se criava modelos novos a cada semana."

(tradução minha, livre, a partir do original francês, edição Grasset de 1986)





1920


21 julho 2011

Saia com pregas - 2

No mesmo estilo da saia do outro post, com pregas e panejamentos desiguais, encontrei essa no blog The Glamourai, que também achei linda:

19 julho 2011

Saia com pregas

Achei linda esta saia, que era do catálogo da Vogue (V1018), mas saiu de linha.

Com molde ou sem, ficam as fotos como inspiração.

Deve dar um certo trabalho, mas nada que seja impossível de fazer.

17 julho 2011

Dicas de costura - 10

PEDAÇOS PEQUENOS - Alguns trechos muito pequenos são difíceis de costurar à máquina porque não se consegue apoiar com as mãos o início e o fim do tecido junto ao pé calcador.

Para facilitar, passe uma agulha com linha bem na pontinha do início (e do fim, se necessário) e segure as linhas, usando-as como guias, no lugar de segurar o tecido.

As linhas proporcionam o comprimento necessário para guiar o tecido sob o pé da máquina.
Depois da costura, é só puxar a linha...

16 julho 2011

saia longa com babados irregulares

Uma saia com babados.

Essa, longa, tem a barra formada por babados de tamanhos diferentes, de forma irregular, criando um movimento interessante.

A foto foi publicada na revista Manequim de abril/2011, embora não tivesse molde.

Como a saia era preta e tive que clarear bem a imagem para que fosse possível enxergar os detalhes, o que criou um resultado meio borrado, mil perdões.

15 julho 2011

Kate Midleton no Canadá

O jovem casal da realeza britânica passou a primeira semana de julho/2011 em uma visita oficial ao Canadá (que está submetido à rainha).

Esses looks foram os meus preferidos:

13 julho 2011

Aprendendo a costurar

Julia Roberts disse em uma entrevista que está aprendendo a costurar e a tocar piano e que o aprendizado de novas coisas é importante para que o cérebro não vire pudim:


She said: "I've started sewing classes recently. I made some big pillows for the kids and some really simple pants for Danny. I'm also taking piano lessons with my kids.
"In your 40s, you're supposed to learn new things so your brain doesn't turn to mush. So now I'm practicing piano scales."

 Veja a notícial integral no site: http://www.winnipegfreepress.com/arts-and-life/entertainment/celebrities/julia-roberts-taking-sewing-lessons-124760789.html

11 julho 2011

Luvas - tutorial



Achei esse tutorial de como fazer luvas e achei melhor guardá-lo.  Tem molde e passo-a-passo.

Duvido muito que um dia venha a fazer um par, mas do jeito que anda fazendo frio, quem sabe?

http://sew-ing.com/make/gloves.html

08 julho 2011

Combinação de cores

Combinar cores é uma arte.

05 julho 2011

Loucura

Como se não bastasse a indústria da moda forçar as modelos a se manterem magérrimas, ainda manipulam as imagens com retoques e retoques de forma a afiná-las ainda mais.

03 julho 2011

Dicas de costura - 9

Para economizar tempo, alinhave ou alfinete todas as peças que precisam ser costuradas e passe na máquina uma atrás da outra.  No final, apare todas as linhas.

Não se esqueça, no entanto, de reforçar cada início e final, para evitar que descosture.

Ah! Assim também se economiza linha...

01 julho 2011

Doo-Ri Chung

Doo-Ri é uma estilista coreana (1973), que vive nos Estados Unidos e, após se formar em moda, começou uma empresa no subsolo da lavanderia de seus pais.

Seu estilo é marcado pelos drapeados.

http://www.doori-nyc.com/index.htm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...